quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Coesão e coerência: a velha e tão útil questão


PERSIO PRESOTTO


Sabe aquelas palavras que são parecidas na escrita, mas, o significado é diferente? Pois então: coesão e coerência são exemplos disso!

Se analisarmos com calma, veremos que a coesão ajuda, complementa a coerência.

Tá confuso?

Vamos facilitar as coisas, então...

Caso você decida escrever algo sobre o seu dia, tudo o que for relevante, desde o momento em que levantar até o ir dormir, será colocado no papel.

Exemplo: Hoje eu acordei às 7h, tomei café, me arrumei e fui à escola. Lá, encontrei meus amigos, brincamos e assistimos às aulas de matemática, história e geografia.

Repare que o segundo parágrafo está diretamente ligado ao primeiro e que um é complemento do outro. Logo, o trecho acima está coeso!

Entendeu?

Maravilha!

Coesão, agora, você sabe o que é!

E a coerência?

Vamos à ela...

Ainda com base no texto a respeito do seu dia, é importante ressaltar o seguinte: se a redação é sobre você, não há o porquê incluir algo sobre o avô do teu vizinho - a não ser, é claro, se ele, de uma forma ou de outra, participar do seu dia.

Exemplo A - Hoje eu acordei às 7h, tomei café, me arrumei e fui à escola. Lá, encontrei meus amigos, brincamos e assistimos às aulas de matemática, história e geografia. Ao chegar em casa, encontrei meu vizinho Cléber, que se divertia, e muito, com o avô dele.

Exemplo B - Hoje eu acordei às 7h, tomei café, me arrumei e fui à escola. Lá, encontrei meus amigos, brincamos e assistimos às aulas de matemática, história e geografia. O avô do meu vizinho é o máximo!

Repare que, no exemplo A, há um sentido, a ligação de um fato a outro, e todos envolvendo você e o seu dia. No exemplo B, no entanto, a informação sobre o avô do seu vizinho está solta, de modo a quebrar a ideia principal do texto.

Logo, o modelo A é coeso e coerente, ao contrário do B, que não atende a nenhuma das regras apresentadas aqui.

Por tanto, vestibulando, muito cuidado ao escrever, no organizar ideias.

Um texto de qualidade tem de ter coesão e ser coerente!

Até a próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário