sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Como se 'escreve' a nova ortografia?

CAROL SAKURÁ

Olá,Vestiblog@ndos!

A partir de 2012 não será permitido flutuar nas regras da ortografia.Deve-se escrever obedecendo as normas do acordo ortográfico do português.

O novo acordo apresenta a proposta de união do sistema ortográfico. Por trás desse pano de fundo existe um debate em relação a unidade de diversidades lingüísticas.De acordo com Evanildo Bechara não há uma modificação na pronúncia vigente e sim mudança nos registro escritos.

Em entrevista a jornalista Içara Bahia (jornal À tarde em 12/03/2009),o gramático Evanildo Bechara afirma que quando há um acordo ortográfico nunca é para a geração que o faz,mas para aqueles que ainda estão em aprendizado:
“Os que já aprenderam a escrever é claro que terão um período de adaptação. Agora, aqueles que estão começando a escrever vão ser beneficiados porque o acordo simplifica muito. O acordo torna a ortografia portuguesa mais simples nos seus grandes problemas como, por exemplo, no emprego do hífen. Antigamente você estudava o emprego do hífen e tinha muitas dúvidas. Hoje, se você ler as regras, você não terá dúvidas.”

O Português arcaico a partir do séc. XVI passou-se a perseguir a “grafia perfeita” – outra utopia necessária. Sucederam-se várias modificações, até que se decidiu regulamentar a matéria por meio de uma legislação própria.

(O Guia da Reforma Ortográfica/Museu da Língua Portuguesa)
A ortografia como um dos temas permanentes da Gramática normativa faz com que as línguas de grande circulação, sobretudo quando usadas em mais de uma região geográfica necessitem de um código ortográfico uniforme para facilitar a circulação de textos.Essa perspectiva faz com que professores situem seus alunos a esses novos códigos.

Os parâmetros curriculares nos orientam que precisamos dar as possibilidades de letramento. Isso é importante, inclusive, para a criação do sentimento de cidadania nos aluno no que se refere a temas transversais que se relacionam com os conteúdos da Língua Portuguesa: Uso/reflexão/práticas de compreensão, produção de textos e análise lingüística.

Compreender a cidadania como participação social e política,assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos; questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica,selecionando procedimentos e verificando sua adequação. (PCN/LP p7)

Bibliografia
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília:MEC/SEF, 1998.106 p..
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/docs/200904-guia.pdf
Guia Prático da Nova Ortografia Michaelis / © 2008 Editora Melhoramentos Ltda
Bechara.Evanildo O que muda com o novo acordo ortográfico-Editora Nova fronteira

Bechara.Evanildo A nova ortografia -Editora Nova fronteira

Entrevista do gramático Evanildo Bechara a jornalista Içara Bahia .Caderno Cultura.Jornal A tarde.http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=1095533

CLIQUE AQUI http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/docs/200904-guia.pdf e baixe o Guia da Nova Reforma Ortográfica oferecido pelo Museu da Língua Portuguesa( SP)

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