sábado, 5 de fevereiro de 2011

Escrever um bom texto não é difícil (1)

PERSIO PRESOTTO

Passar as ideias em mente para o papel. Este é um dos desafios dos muitos estudantes, pré-vestibulandos e universitários de plantão.

Afinal, qual a melhor maneira de se escrever um bom texto?

Você tem dificuldade no saber o que relatar em algumas linhas?

Relaxe.... respire fundo e lembre-se dos tempos em que estava no ginásio (não no de esportes, é óbvio) e tinha aquele professor de Língua Portuguesa discursando aos quatro cantos, como um político prestes a ocupar a cadeira mais importante do Palácio do Planalto.

Vamos lá... Não tenha medo e puxe fundo na memória.

Você vai se lembrar de que uma das formas usadas para escrever um bom texto é através da "palavra-chave".

Exemplo: Futebol

O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Muitos dos melhores jogadores da modalidade são brasileiros. Porém, poucos atuam em solo tupiniquim, uma vez que, na Europa, há uma chance imensa de conseguir bons salários e a tão sonhada qualidade de vida.


Como pode ver, o parágrafo acima foi todo ele desenvolvido em torno da palavra futebol.

Por se tratar de um tema amplo, nos parágrafos seguintes você pode desenvolver outras ideias relacionadas, como ir mais á fundo no desejo dos jovens alcançarem a independência financeira; os cuidados para não ser enganados por empresários; além dos luxos e mordomias, que são para poucos.

Ao final, para garantir a "chave-de-ouro" você deixa sua opinião e pensamento a respeito no último e derradeiro parágrafo, também conhecido por "conclusão".

Achou fácil, complicado?

Há muitas outras formas para expressarmos o que vemos, desejamos e sonhamos.

Na próxima aula tem mais!

Não perca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário