segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Este, esse e Aquele

PERSIO PRESOTTO


Olá, caríssimos Vestiblog@dores de plantão!

Estou aqui, mais uma vez, para deixar algumas dicas sobre o uso correto da nossa língua portuguesa, que poderia - por que não? - chamar língua brasileira.

Este artigo será exatamente sobre o uso de este, esse e aquele.

Este lápis é mil vezes melhor de usar do que aquele outro ou esse, na sua mão.

Como podemos notar no exemplo logo acima, as expressões que dão título a este texto indicam ou dão a ideia de lugar, posição.

Este lápis (que está aqui, comigo)
Aquele outro (que está longe, ali, distante de mim ou de você)
Esse, na sua mão (que está  com você)

Notou?

Pois bem...

Os termos em destaque também podem ser diretamente relacionados com os pronomes possessivos meu e seu.

Confira:

Este meu computador está muito velho.

Esse seu time é uma porcaria!

Aquele seu caderno está todo rasurado.

Aquele meu telefone foi roubado.

Lembrete: o aquele, por não se referir necessariamente ao meu ou ao seu, pode ser empregado com qualquer um dos pronomes possessivos citados.

Alguma dúvida?

Então... a hora é a de colocar um ponto final neste texto.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário