terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Gases Nobres, quem são eles? (2)

UELTON GOMES
Olá Vestiblog@nautas!

No último post descobrimos porque os gases nobres têm esse nome e também falamos sobre o Hélio e o Neônio.

Nós falaremos hoje sobre Argônio, Radônio e Criptônio.

Argônio:
Gás nobre mais abundante na terra. É da classe dos gases inertes, ou seja, não participam de reações químicas, e estão presentes em 0,93% do volume do ar que respiramos.

Este é utilizado na conservação de matérias oxidáveis, tais como: em relíquias de museus e em lâmpadas incandescentes protegendo assim a corrosão do filamento de tugstênio.

Radônio: Possui uma característica interessante, em tempetura ambiente ele é um gás incolor, mas, quando submetemos o Radônio ao resfriamento, ele exibe uma fosforescência amarelada.

É utilizado na radioterapia e em cápsulas para aplicação em pacientes com câncer.

Criptônio: Elemento raro na Terra. Está presente em apenas 0,00001% na composição do ar. Ele é encontrado em áreas vulcânicas, onde pode ser extraído dos gases vulcânicos.

Ele é utilizado na medicina, para cirurgia de catarata, demonstrando assim o quanto a energia desse gás nobre é eficiente.

Xenônio: Gás inodoro, de peso molecular alto e incolor, possui diversas aplicações, mas devido ao seu custo a utilização é limitada. Pode ser utilizado em anestesia geral, em tubos eletrônicos e em lâmpadas ultravioletas - as mesmas utilizadas para bronzeamento artificial - também pode ser utilizada em displays de plasma para os televisores.

***
Para decorar os nomes desses 6 gases nobres é muito fácil. É só memorizar a seguinte frase: Herói Nenhum Arrancou a Kriptonia do Xerife Ronaldão.

Hélio - He
Neônio - Ne
Argônio - Ar
Criptônio -Kr
Xenônio - Xe
Radônio - Rn.

***
Você sabia que o átomo é constituído de elétrons, prótons e nêutrons?

E que foram os antigos gregos que descobriram esses elementos?


Mas isso é assunto para o próximo post: Átomos, elétrons, prótons e nêutrons.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. gostei me ajudou no trabalho de ciencias tirei tottal.Valeu!!!!!!!!

    ResponderExcluir