segunda-feira, 25 de abril de 2011

Interpretando textos




Olá,Vestiblog@ndos!

Tão importante quanto a gramática na nossa atualização da língua portuguesa é a leitura e produção de textos.

A leitura,a produção e a interpretação como estratégia de reflexão,torna as atividades de textos muito mais fascinantes para os alunos que irão enfrentar provas e mais provas exigindo essa compreensão.

Vamos exercitar?

Instrução: As questões de 1 a 5 devem ser respondidas com base no texto 1.Leia atentamente todo o texto,antes de responder a ele.

Texto 1

O idioma ,vivo ou morto?
O grande problema da língua pátria é que ela é viva e se renova a cada dia.
Problema não para a própria língua ,mas para os puristas,aqueles que fiscalizam o uso ou desuso do idioma. Quando Chico Buarque de Hollanda criou na letra Pedro Pedreiro,o neologismo penseiro,teve gente que chiou. Afinal,que palavra é essa? Não demorou muito,o Aurélio definiu a nova palavra no dicionário.
Isso mostra o vigor da língua portuguesa. Nas próximas edições dos melhores dicionários , não duvidem: provavelmente,virá pelo menos uma definição para a expressão "segura o tchan". Enfim , as gírias e expressões populares, por mais erradas ou absurdas que possam parecer, ajudam a manter a atualidade dos idiomas que se prezam.
O papel de renovar e atualizar cabe muito mais aos poetas e ao povo que propriamente aos gramáticos e dicionaristas de plantão. Nesse sentido,é no mínimo um absurdo ficar patrulhando os criadores. Claro que os erros deem ser denunciados. Mas há uma diferença entre o erro propriamente dito e a renovação.
O poeta é portanto,aquele que provoca as grandes mudanças na língua. Pena que o Brasil seja um país de analfabetos . E deve-se entender como tal não apenas aqueles que, mesmo sabendo o abecedário, raramente fazem o uso desse conhecimento. Por isso, é comum ver nas placas a expressão " vende-se à praso".
O português de Portugual nunca será como o nosso. No Brasil,o idioma foi enriquecido por expressões de origem índigena e pelas contribuições dos negros, europeus e orientais que para cá vieram. Mesmo que documentalmente se utilize a mesma língua,no dia-a-dia o idioma falado aqui nunca será completamente igual ao que se fala em Angola ou Macau,por exemplo.
Voltando à questão inicial , não é só o cidadão comum que atenta contra a língua pátria. Os intelectuais também o fazem , por querer ou por mera ignorância.

E também nós outros,jornalistas,afinal,herrar é umano,ops, errare humanum est. Ou será oeste?
(Santos,Jorge Fernando dos. Estados de Minas,Belo Horizonte,10 jun.1996.(texto adaptado)
Vocabulário:
Penseiro: Pensativo

01-Em todas as seguintes passagens , o autor deixa transparecer idéias que ele mesmo considera puristas( aqueles que fiscalizam o uso do idioma),EXCETO em:
a) Claro que os erros devem ser denunciados.Mas há sempre uma diferença entre o "erro " propriamente dito e a renovação.
b)...não é só o cidadão comum que atenta contra a língua pátria.
c) Nesse sentido,é no mínimo um absurdo ficar controlando os criadores.
d) Pena que o Brasil seja um país de analfabetos. [...]Por isso, é comum ver placas com a expressão "vende-se à praso".

02- Assinale a alternativa em que o autor,ao defender ao dinamismo da língua, incorre em uma contradição.
a) Não demorou muito,o Aurélio definiu a nova palavra no dicionário.
b) Enfim, as gírias e expressões populares [...] ajundam a manter a atualidade dos idiomas.
c)O papel de renovar e atualizar a língua cabe muito mais aos poetas e ao povo...
d)O poeta é, portanto, aquele que provoca as grandes mudanças na língua.

03-Assinale a alternativa em que o trecho destacado apresenta uma forma que é consagrada na oralidade e que NÃO é aceita pelas regras da norma escrita culta.
a) E deve-se como tal não apenas aqueles 60 milhões de 'desletrados' que o censo identifica...
b) E também nós outros,jornalistas,afinal,herrar é umano,ops, errare humanum est.
c)No Brasil,o idioma foi enriquecido [...] pelas contribuições dos negros,europeus, e orientais que para cá vieram.

Gabarito:

1-a/2-a/3-a

Um grande abraço e até a próxima!

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